Secção Regional
do Algarve

Ordem dos
Arquitectos

Julho de 2020 corresponde ao início do primeiro mandato da Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitectos para o triénio 2020-2022, na sequência de um ato eleitoral marcante para a nossa Ordem profissional, ponto de viragem de uma instituição que passou a ter representatividade ao nível regional, com a formalização de 7 secções em todo o território português.

Cumprindo o dever de promover a arquitetura e os arquitetos da região, temos vindo a desenvolver quatro eixos estratégicos de aplicação:- As sessões técnicas “Marcas na Arquitetura", com a apresentação de soluções construtivas que ajudam na informação da prática;- As "Tertúlias para Membros”, com o intuito de promover a proximidade e a participação dos membros. Aqui, todos os colegas têm a oportunidade de nos colocar questões, apontar problemas, fazer críticas, apresentar propostas e sugestões;- O “Algarve Gallery” que promove o projeto e a obra de arquitetura da região;- O Ciclo de Conferências “Rubik” com a apresentação de temas da atualidade com influência no território e o debate na sociedade.

Iniciámos diligências para protocolar um espaço para a instalação da sede da secção. Atualmente, estamos a tratar do processo de remodelação para nos instalarmos. Em breve lançaremos mais notícias.

Foram realizadas diversas ações de representação da Secção com as entidades regionais.

Foram efetuadas reuniões de pelouro da formação, tendo-se desenvolvido o Plano Único de Formação da Ordem dos Arquitectos. Foram realizadas reuniões com empresas prestadoras de serviços nesta área, na região do Algarve, de modo a complementar a oferta de formações, que já se encontram em vigor.

Temos ainda diligenciado a auscultação aos membros, nos pedidos de formação de grupos de trabalho e de nomeações para cargos nacionais e internacionais, quando nos é solicitado pelo Conselho Diretivo Nacional.

Lançámos o Prémio Regional de Arquitetura do Algarve, Open Call para a Arquitetura de Emergência e constituímos o Grupo de Trabalho das Plataformas Digitais.

Iniciamos um programa de visitas guiadas a obras de arquitetura locais.

Continuarão a ser promovidas sessões de esclarecimento sobre legislação e outras temáticas.

Em breve, iremos lançar o Open Call para o Plano de Atividades de 2022, com a criação de um orçamento participativo.

Investimos numa maior aproximação aos membros, através de uma comunicação mais presente.

Mas precisamos de ter um papel participativo na mudança da vida profissional do arquiteto.

Manteremos o nosso foco de fazer mais e melhor! Todos somos um. Algarve.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram