Reconhecendo a importância de distinguir os profissionais com maior mérito na construção do meio urbano e na paisagem, a Secção Regional instituiu o Prémio de Arquitetura do Algarve.
O objetivo foi promover e incentivar a qualidade arquitetónica, a dignificação da imagem urbana e a valorização e salvaguarda do património do Algarve.
Este galardão destinou-se a premiar os arquitetos autores de obra construída no Algarve, pública ou privada, que se evidenciasse pela sua qualidade arquitetónica e construtiva.
Foram a concurso 25 obras: Categoria A- Habitação unifamiliar ou bifamiliar – 13 obras; Categoria B – Habitação coletiva – 3 obras; Categoria C – Equipamento, serviços e indústria – 7 obras; Categoria D – Reabilitação e património - 2 obras; Categoria E – Arquitetura e paisagem - não registámos qualquer candidatura.
De acordo com o regulamento do prémio, os jurados escolhidos para esta primeira edição foram: Arq. Natacha Sabino, representante da SR Algarve da OA; Arq. Célia Teixeira, representante do Município de Tavira; Arq. Mónica Franco, representante do Município de Lagos; Arq. Osvaldo Sousa, arquiteto convidado e Arq. Paisagista Rui Terremoto, representante da Associação Nacional de Arquitetos Paisagistas. Todos os concorrentes receberam a ata da deliberação do júri, bem como a Tabela Classificativa.
O Prémio de Arquitetura do Algarve, assim como a cerimónia de entregas de prémios e a exposição das candidaturas, foram concretizados com o apoio de parceiros, sem implicar custos para a Seção Regional do Algarve, por isso, o nosso muito obrigado ao nosso parceiro, que nos apoiou desde o primeiro contacto, a Saint-Gobain, assim como aos nossos parceiros institucionais, como é o caso do Museu de Portimão e dos Municípios de Lagos, Portimão, Monchique, Loulé, Faro e Tavira, a quem agradecemos o seu total apoio e disponibilidade de colaboração.
Divulgação dos resultados:
Arq. Luís Pereira Miguel e Filipe Correia – vencedor do Primeiro Prémio na Categoria A - Habitação unifamiliar ou bifamiliar, com a Casa em Monchique, em Monchique.
Arq. Mário Martins – vencedor do Primeiro Prémio na Categoria B - Habitação coletiva, com o Edifício Les Jardins, em Lagos.
Arq. Luís Valente, do Atelier Rua – vencedor do Primeiro Prémio na Categoria C – Equipamento, serviços e indústria, com a Hospedaria, em Tavira.
Arq. Mário Martins – vencedor do Primeiro Prémio na Categoria D – Reabilitação e Património, com a Casa Bonança, em Lagos.
Arq. Francisco Freitas, do Atelier Rua – vencedor da Menção Honrosa na Categoria A - Habitação unifamiliar ou bifamiliar, com a Casa Um, em Tavira.
Arq. Graça Correia e Roberto Ragazzi, do atelier Correia/Ragazzi Arquitectos – vencedores da Menção Honrosa na Categoria C – Equipamento, serviços e indústria, com a Sede da Sotheby´s, em Carvoeiro, Lagoa.
Arq. Bruno Oliveira e Marlene dos Santos, do Estúdio ODS – vencedores da Menção Honrosa na Categoria C – Equipamento, serviços e indústria, com o Hostel Conii, em Quarteira.
A cerimónia de entrega de prémios foi realizada no Museu de Portimão, no dia 4 de outubro, assinalando o Dia Mundial da Arquitetura. Pode assistir ao evento em: https://youtu.be/thGqP8J80c0